Seguidores

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O que é a alopecia androgenética? Por quê ela ocorre? Quais são os tratamentos? Pode ocorrer em mulheres?

Calvície androgenética ou hereditária é causada por uma alteração hormonal que é passada de pai para filho - tem caráter genético recessivo. Esta alteração hormonal faz com que a enzima 5 alfa-redutase transforme o hormônio testosterona em dihidrotestosterona (esta responsável pelo enfraquecimento do folículo piloso e atrofia deste).


No homem, o couro cabeludo acometido é o da frente e o de cima da cabeça como mostra a classificação de Hamilton Norwwood.

Classificação da calvície androgenpetica masculina



Na mulher a calvície androgenética ocorre mais difusamente como mostra a classificação de Ludwig.

Classificação da calvície androgenética feminina
Portanto, em ambos os sexos na alopecia androgenética a região da nuca é sempre poupada. Esta calvície é a mais comum no ser humano. Recentes estudos relatam que 50% da população masculina e 10% da população feminina tem ou terá algum grau de calvície durante a vida. A calvície androgenética, tanto no homem como na mulher somente ocorre após a puberdade, período de grandes alterações hormonais. Após este período, pode ocorrer em qualquer fase da vida. Na mulher, porém geralmente inicia em idades mais avançadas que o homem, piorando no período da menopausa. Tem caráter evolutivo, porém pode variar de intensidade, ou seja, a calvície pode iniciar e evoluir até o grau III (masculina) ou grau I (feminina) em um grupo de pessoas e em outro evoluir para o grau VII (masculino) e grau III (feminino) em outro grupo de pessoas, em idades diferentes. A história familiar da calvície de um indivíduo pode dar um prognóstico de como ela evoluirá, mas não podemos ter certeza disto. Com o processo da alopecia androgenética, há um aumento dos cabelos que estão na fase telogênica ou de morte e diminuição da fase dos cabelos no ciclo de crescimento, portanto geralmente este tipo de calvície é progressiva. A alopecia androgenética pode ser tratada com tratamento clínico, cirúrgico ou cosmético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário