Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quais são as outras cirurgias para o tratamento da alopecia androgenética e cicatricial.

  • As informações abaixo referidas foram obtidas de literatura específica atualizada e de conhecimento próprio adquirido com o tempo, em decorrência do questionamento dos pacientes antes e depois da cirurgia. A procura da solução definitiva para a calvície sempre deslumbrou os cirurgiões plásticos. Muitos tipos de cirurgias foram propostas. Infelizmente, muitas com resultado limitado. Entretanto, não há como negar que foram importantes para a evolução da especialidade e melhor compreensão da calvície. O texto abaixo não tem o intuito de julgar ou criticar nenhum tipo de cirurgia da calvície.
  • Descolamento do couro cabeludo cirurgicamente e a recolocação deste novamente no crânio, não é mais realizado.
  • Prematache, grampos colocados cirurgicamente no couro cabeludo para a fixação de próteses de cabelo, não é mais utilizado.
  • Ressecção da área calva e a rotação de um retalho, de uma tira de couro cabeludo com cabelo preso no couro cabeludo, que é rodado e fixado na região antes calva.
  • Expansão do couro cabeludo, expandido com bolas de silicone que vão recebendo soro fisiológico semanalmente aumentando seu volume como a barriga de uma grávida. Estes procedimentos se prestam às áreas calvas médias e grandes de couro cabeludo.
  • Punchs de cabelo de 4 mm, retirados da área doadora e transplante destes na área calva, com o intuito de, em algumas cirurgias, cobrir-se a calvície. O grande problema era que estes punchs levavam a um resultado ruim na área doadora, que ficavam sem cabelo e um estigma na área receptora: os temidos cabelos de boneca. Não são mais utilizados.
  • Implante de cabelos, fios sintéticos colocados no couro cabeludo. Proibidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e FDA americano.
  • Com o passar do tempo, foi-se observando que estes punchs podiam ser subdivididos. A área doadora começou a ser retirada como em tira e fechada com pontos, restando uma cicatriz linear. E os pedaços de couro cabeludo cada vez mais foram subdivididos melhorando os resultados. Foram descritos em: single-hair ou 1 fio de cabelo; micro-hair de 2 a 3 fios de cabelos; e mini-hair de 4 a 5 fios de cabelos. Iniciou-se, então, a separação dos fios com lupas e depois com os microscópios (pôde-se separar fio a fio). Porém, descobriu-se que havia perda dos enxertos se separassem as famílias foliculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário