Seguidores

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Existe mais algum tratamento sem ser clinico ou cirúrgico?

Sim, principalmente nos casos referidos a seguir: Pacientes que apresentam alopecia androgenética muito agressivas ou alopecia cicatricial extensas e não apresentam área doadora para o transplante; Pacientes que apresenta eflúvio telogênico, com perda de cabelos temporária cosméticos; Pacientes que não querem realizar nenhum tipo de tratamento clínico cirúrgico. Nestes casos podem ser realizados os seguintes tratamentos cosméticos:

  • Tatuagem
  • Maquiagem
  • Turbantes
  • chapéus
  • lenços e etc
  • Próteses de cabelos. Conheça o trabalho do meu pai, que atua nesta área a quase 50 anos.

Quais os outros tratamentos?

• Existem milhares de produtos, medicações utilizadas e sendo criadas diariamente para o tratamento da calvície. Seria praticamente impossível listá-los e discutí-los. Por isso somente um médico pode receitar qualquer tipo de tratamento e avaliar seu beneficio e resultado. A seguir descrevemos outras medições alopáticas e fitoterápicas que são utilizadas.

  • Progesterona: utilizada em alopecias androgenéticas, em mulheres.
  • Flutamida: quimioterápico utilizado em alopecia androgenética somente em mulheres. Inibe a transformação de testosterona em dihidrotestosterona (hormônio responsável pela alopecia androgenética). Hoje não está mais autorizada a sua utilização em mulheres.
  • Corticóides: São utilizados em alopecia areata ou circunscrita, sob forma de injeções locais, com bom resultado.
  • Vasodilatadores: Jaborandi ou Pilocarpina ou capsicium, substâncias vasodilatadoras que estimulam a circulação sangüínea do couro cabeludo, usadas em shampoo.
  • Pill Food: composto de proteínas, minerais e vitaminas que entram na formação do cabelo. Cabe aqui referir suplementos alimentares com esta função.
  • Mesoterapia e carboxiterapia: é a infiltração intradérmica no couro cabeludo de drogas, algumas citadas aqui, com o intuito de aumentar a ação das mesmas.
  • Crioterapia e carboxiterapia: Utilizada em alopecias com intuito de causar um processo inflamatório para aumentar a vascularização local.

Como funciona o laser de baixa freqüência? Qual a sua eficiência? Quais os efeitos colaterais?

O laser de baixa freqüência é uma luz vermelha. Tecnicamente, é um feixe de cor vermelha contínuo, não pulsado, através de um Laser de Diodo de Arseneto de Gálio, concentrando um total de 4,5mW de potência e com 655nm de comprimento de onda. A luz emitida pelo led do laser é aplicada na região do couro cabeludo por pessoa devidamente treinada e sob indicação médica. O tratamento geralmente é realizado por seis meses. Apesar de estar liberado pelo FDA America e ANVISA no Brasil, os estudos científicos são poucos e isolados, mostrando efeito do tratamento. Estudos com grandes casuísticas estão sendo feitos em vários locais no mundo. Não tem efeito colateral, somente não se deve olhar para os diodos de laser diretamente (nem quem aplica, nem quem recebe o tratamento). 

Como funciona a Finasterida? Qual a sua eficiência? Quais os efeitos colaterais?

A Finasterida é uma droga inibidora da enzima 5 alfa-redutase, responsável pela transformação testosterona em dihidrotestosterona (esta última responsável pela alopecia androgenética). Utilizada somente em homens na dosagem de 1mg diariamente. O efeito da droga ocorre durante seu uso, e seu resultado só aparece geralmente após 3 meses do início do tratamento. Os efeitos colaterais geralmente são a nível sexual, diminuição da libido e alterações do esperma e espermatozóide. Se ocorrer, basta interromper o uso da droga para reverter os sintomas em pouco tempo. Além disso, podem ocorrer distúrbios hepáticos e prostáticos, que devem ser monitorizados rigorosamente durante o tratamento. Esta droga é utilizada na dosagem de 5mg dia para tratamento do aumento da próstata. Mulheres grávidas não devem ter contato com o comprimido, cápsula aberta ou sêmen do homem que está utilizando a droga. A Finasterida é indicada em calvície de estágio inicial, postergando sua evolução e estimulando cabelos que estão enfraquecidos ou finos (os velos) a se transformarem em cabelos mais grossos.

Como funciona o Minoxidil? Qual a sua eficiência? Quais os efeitos colaterais?

O Minoxidil, droga vaso-dilatadora periférica, inicialmente utilizada como anti-hipertensivo (Lonitem) atualmente é uma das principais drogas utilizadas na alopecia androgenética e no estímulo do crescimento do eflúvio telogênico. É uma droga vasodilatadora que age nos vasos do couro cabeludo aumentando a irrigação local, conseqüentemente dos folículos pilosos. Pode ser utilizados em homens e mulheres numa concentração de 2 a 5%, duas vezes ao dia. Seus efeitos colaterais são observados a nível do sistema cardiovascular, principalmente alteração de pressão arterial. A ação da droga ocorre somente durante a sua utilização. A ação é principalmente na região parietal do couro cabeludo ou coroa, estabilizando a calvície, postergando sua evolução e estimulando cabelos que estão enfraquecidos ou finos (os velos), a se transformarem em cabelos mais grossos, em alopecias em estágio inicial.

Quais os tipos de tratamentos clínicos para a calvície androgenética?

Existem vários descritos, os mais utilizados são o Minoxidil, a Finasterida e o laser de baixa freqüência.

O que é a alopecia androgenética? Por quê ela ocorre? Quais são os tratamentos? Pode ocorrer em mulheres?

Calvície androgenética ou hereditária é causada por uma alteração hormonal que é passada de pai para filho - tem caráter genético recessivo. Esta alteração hormonal faz com que a enzima 5 alfa-redutase transforme o hormônio testosterona em dihidrotestosterona (esta responsável pelo enfraquecimento do folículo piloso e atrofia deste).


No homem, o couro cabeludo acometido é o da frente e o de cima da cabeça como mostra a classificação de Hamilton Norwwood.

Classificação da calvície androgenpetica masculina



Na mulher a calvície androgenética ocorre mais difusamente como mostra a classificação de Ludwig.

Classificação da calvície androgenética feminina
Portanto, em ambos os sexos na alopecia androgenética a região da nuca é sempre poupada. Esta calvície é a mais comum no ser humano. Recentes estudos relatam que 50% da população masculina e 10% da população feminina tem ou terá algum grau de calvície durante a vida. A calvície androgenética, tanto no homem como na mulher somente ocorre após a puberdade, período de grandes alterações hormonais. Após este período, pode ocorrer em qualquer fase da vida. Na mulher, porém geralmente inicia em idades mais avançadas que o homem, piorando no período da menopausa. Tem caráter evolutivo, porém pode variar de intensidade, ou seja, a calvície pode iniciar e evoluir até o grau III (masculina) ou grau I (feminina) em um grupo de pessoas e em outro evoluir para o grau VII (masculino) e grau III (feminino) em outro grupo de pessoas, em idades diferentes. A história familiar da calvície de um indivíduo pode dar um prognóstico de como ela evoluirá, mas não podemos ter certeza disto. Com o processo da alopecia androgenética, há um aumento dos cabelos que estão na fase telogênica ou de morte e diminuição da fase dos cabelos no ciclo de crescimento, portanto geralmente este tipo de calvície é progressiva. A alopecia androgenética pode ser tratada com tratamento clínico, cirúrgico ou cosmético.

O que são as alopecias definitivas ou cicatriciais? Por que elas ocorrem? Quais são os tratamentos?

Calvície definitiva ou cicatricial é todo processo que leva a uma involução e perda definitiva dos folículos pilosos e, conseqüentemente, seus cabelos. São várias as causas para serem citadas (geralmente agressão física, química ou agente patológico que leva a uma perda definitiva dos folículos e seus pêlos). Ela pode ocorrer em locais delimitados ou em todo o couro cabeludo. As principais causas são doenças no couro cabeludo, como infecções, tumores, lesões químicas ou físicas, queimaduras por calor ou agente químico, alisamentos de cabelos, irradiação em couro cabeludo por radioterapia e lesões de extravasamento em couro cabeludo de bebês, seqüela de cicatrizes e, conseqüentemente, áreas de alopecia no couro cabeludo, má-formação, ausência desde o nascimento de cabelos em uma determinada região (como a alopecia triangular, que acomete a região das costeletas), alopecia universal (ausência de todos os pêlos e cabelos do corpo desde o nascimento ou adquirido). O tratamento deste tipo de alopecia é, na grande maioria das vezes, cirúrgico desde que haja área doadora para isso. A alopecia areata, ou pelada tem como indicação absoluta e única a prótese de cabelo.

O que é alopecia temporária ou não cicatricial? Por que elas ocorrem? Quais são os tratamentos?

Alopecias temporárias ou não cicatriciais são aquelas em que a perda de cabelo não é definitiva. Com ou sem tratamento o cabelo irá voltar. Este fenômeno também pode ser chamado de eflúvio telogênico. Qualquer processo que acometa a saúde pode levar a este fenômeno, entre eles desnutrição, febre, anemia, doenças da tireóide, pós-operatórios de qualquer cirurgia, stress, quimioterapia, medicações, emagrecimento... O tratamento é o controle da doença ou estabilização da alteração orgânica que levou à queda dos cabelos (por exemplo, tratar a anemia ou a doença da tireóide fará o cabelo voltar a crescer normalmente). Nestes casos, é totalmente contra indicado qualquer procedimento cirúrgico. Tratamentos com medicações locais como o minoxidil ou o laser de baixa freqüência podem acelerar o crescimento do cabelo, mas somente devem ser prescritos pelo seu médico. Tratamentos cosméticos como próteses de cabelo também podem ser utilizados nestes casos.

Quais os tipos de calvície? Por que é importante saber qual a causa da calvície?

As calvícies podem ser definitivas (também chamadas de cicatriciais) ou transitórias (também chamadas de não cicatriciais). Dependendo do tipo de calvície, o tratamento é totalmente diferente.

O que é calvície ou alopecia? Ela é definitiva ou temporária?

O termo alopecia significa em latim “sarna do lobo” (o lobo perde o pelo do pescoço durante o verão). O pai da medicina, Hipócrates, calvo, referiu “em ruas movimentadas nem grama cresce”. Mas, apesar de enaltecer os indivíduos calvos, descreveu um dos primeiros elixires descritos na medicina, para o seu tratamento. São incontáveis os tratamentos já propostos para a calvície. Calvície ou alopecia designa a perda de pêlos ou cabelos, total ou parcial, temporária ou definitiva, em qualquer região com pêlos ou cabelos no corpo humano. A perda de cabelos leva a graus variáveis de insatisfação, de uma simples preocupação à alterações psicológicas e ou sociais. Devemos diferenciar a calvície da perda normal de cabelos. O mais importante para sucesso no tratamento da calvície é o diagnóstico correto da causa da calvície.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quais são as outras cirurgias para o tratamento da alopecia androgenética e cicatricial.

  • As informações abaixo referidas foram obtidas de literatura específica atualizada e de conhecimento próprio adquirido com o tempo, em decorrência do questionamento dos pacientes antes e depois da cirurgia. A procura da solução definitiva para a calvície sempre deslumbrou os cirurgiões plásticos. Muitos tipos de cirurgias foram propostas. Infelizmente, muitas com resultado limitado. Entretanto, não há como negar que foram importantes para a evolução da especialidade e melhor compreensão da calvície. O texto abaixo não tem o intuito de julgar ou criticar nenhum tipo de cirurgia da calvície.
  • Descolamento do couro cabeludo cirurgicamente e a recolocação deste novamente no crânio, não é mais realizado.
  • Prematache, grampos colocados cirurgicamente no couro cabeludo para a fixação de próteses de cabelo, não é mais utilizado.
  • Ressecção da área calva e a rotação de um retalho, de uma tira de couro cabeludo com cabelo preso no couro cabeludo, que é rodado e fixado na região antes calva.
  • Expansão do couro cabeludo, expandido com bolas de silicone que vão recebendo soro fisiológico semanalmente aumentando seu volume como a barriga de uma grávida. Estes procedimentos se prestam às áreas calvas médias e grandes de couro cabeludo.
  • Punchs de cabelo de 4 mm, retirados da área doadora e transplante destes na área calva, com o intuito de, em algumas cirurgias, cobrir-se a calvície. O grande problema era que estes punchs levavam a um resultado ruim na área doadora, que ficavam sem cabelo e um estigma na área receptora: os temidos cabelos de boneca. Não são mais utilizados.
  • Implante de cabelos, fios sintéticos colocados no couro cabeludo. Proibidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e FDA americano.
  • Com o passar do tempo, foi-se observando que estes punchs podiam ser subdivididos. A área doadora começou a ser retirada como em tira e fechada com pontos, restando uma cicatriz linear. E os pedaços de couro cabeludo cada vez mais foram subdivididos melhorando os resultados. Foram descritos em: single-hair ou 1 fio de cabelo; micro-hair de 2 a 3 fios de cabelos; e mini-hair de 4 a 5 fios de cabelos. Iniciou-se, então, a separação dos fios com lupas e depois com os microscópios (pôde-se separar fio a fio). Porém, descobriu-se que havia perda dos enxertos se separassem as famílias foliculares.

O transplante de cabelos é seguro, tem complicações, há como prevení-las?

Sim. O Dr. Sandro estudou estas complicações em sua tese de mestrado em medicina pela Santa Casa de São Paulo. Descrevemos sumariamente as complicações e como prevení-las.
- Antes de tudo, deve-se diferenciar as complicações estéticas das médicas. As complicações estéticas são aquelas decorrentes da utilização de técnicas não usuais ou desatualizadas, tais como enxertos grosseiros, que resultam no aspecto de cabelos de boneca e/ou retiradas de área doadora que levem a cicatrizes muito evidentes e alopecias cicatriciais em área doadora.
- As complicações médicas são inerentes ao procedimento cirúrgico, ou seja, podem ocorrer em qualquer indivíduo. Existem predisposições raciais para certas complicações. A seguir descreveremos as possíveis complicações, sua prevenção e tratamentos.

  • Alargamento de cicatriz de área doadora. Na grande maioria de pacientes a área doadora é quase imperceptível. Alguns pacientes que realizam várias sessões podem apresentar um grau maior de alargamento desta cicatriz. Retiradas de área doadora mais curta e larga, também levam a maior grau de alargamento. A forma de prevenir esta complicação é a retirada de área doadora fina e comprida que permita fechar a área sem tensão. O tratamento para esse alargamento de cicatriz é a retirada da área alargada e fechar novamente o local.
  • Foliculite. Em alguns pacientes uma pequena porcentagem dos cabelos transplantados quando estão saindo formam pequenas foliculites (pequenos processos inflamatórios que devem ser rompidos). Numa pequena taxa de pacientes este processo é mais intenso. O tratamento e a prevenção desta foliculite é a utilização de antibioticoterapia, logo ao observarmos o fenômeno, durante todo o crescimento do cabelo. Se não tratado pode levar a perdas dos cabelos transplantados.
  • Logo após o transplante de cabelos, a área receptora fica transitoriamente sem sensibilidade. Se o paciente não tomar cuidado, atividades rotineiras como sair do carro ou passar de baixo de uma porta mais baixa pode causar ferimentos na área receptora que levarão à necrose (morte da pele) da área receptora. Quando a necrose é pequena, a cicatrização ocorre e não há perdas de cabelos. Em necroses maiores, pode ocorrer perda dos cabelos transplantados. Mesmo assim, após da cicatrização do local necrosado, o cabelo pode ser transplantado novamente. O paciente deve tomar cuidado logo após a cirurgia, prevenindo esta complicação.
  • Sangramento. Apesar de rara, pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia. A compressão local por 10 minutos pelo próprio paciente é suficiente para corrigí-la.
  • Soluços. É uma complicação rara em transplante de cabelos que ocorre logo após a cirurgia, mantendo-se por horas, e soluciona-se espontâneamente.
  • Quelóide. É uma cicatriz de má qualidade em couro cabeludo. Extremamente rara, ocorre em pacientes negros. A prevenção é feita no exame clínico, no qual pergunta-se ao paciente se este tem problemas com sua cicatrização. O tratamento é feito com medicações, betaterapia, retirada desta cicatriz de má qualidade e nova sutura local.
  • Há outras complicações descritas em literatura. Se quiser mais informações entre em contato conosco. Alguns cuidados devem ser tomados para diminuir as complicações em transplante de cabelos, como colocaremos a seguir:
  • Um bom relacionamento médico-paciente. O paciente deve informar ao médico o que espera da cirurgia. O médico deve explicar detalhadamente todo o tratamento e os limites da cirurgia ao paciente. Isto é importante para não criar falsas expectativas no paciente que não possam ser alcançadas pela cirurgia. A consulta médica é imperiosa antes da cirurgia.
  • Avaliação clínica e laboratorial para avaliação da saúde do paciente. Se for encontrada alguma alteração dos exames, deve ser corrigido, para a cirurgia ser realizada com segurança. Todos os cuidados antes e depois da cirurgia devem ser expostos ao paciente, como a não utilização de medicações que possam alterar a coagulação sanguínea (aumentar sangramento durante a cirurgia).
  • A técnica cirúrgica a ser empregada pelo cirurgião deve ser atual e usual por seus pares, e ser atualizada constantemente.
  • Equipe numerosa e treinada devidamente, equipamentos específicos para a separação dos folículos e colocação destes na área receptora são imprescindíveis para o sucesso da cirurgia e diminuição do tempo cirúrgico.
  • Realização do procedimento em ambiente hospitalar. A realização deste procedimento em consultório não é segura e não deve ser realizada.
  • Avaliação pós-operatória rigorosa. O paciente deve retornar ao consultório e, se não for possível, entrar em contato relatando sua evolução e tirando suas dúvidas. O paciente deve seguir todas as orientações de cuidados e medicações dadas pelo médico.

Os cabelos transplantados nunca mais caem? E os meus? Posso fazer um tratamento para a alopecia androgenética depois da cirurgia?

Outro fato importante a salientar é que os cabelos transplantados nunca mais caem, desde que forem retirados de área doadora que nao acometida pela calvície adrogenética. Mas o cabelo que já se encontrava na região transplantada e em suas proximidades, se estiverem na região acometida pela calvície androgenética podem cair um dia, pois a calvície androgenética é evolutiva, levando à necessidade de um novo procedimento. Compete ao profissional realizar um transplante que fique esteticamente favorável, mesmo com a perda destes cabelos com o tempo, se não for vontade do paciente realizar um novo procedimento. O tratamento da calvície androgenética pode ser realizado após o transplante de cabelos para retardar sua evolução. As medicações hoje utilizadas são o Minoxidil tópico de 2 a 5% e a Finasterida utilizada por via oral na dosagem de 1 mg diariamente. Porém, o paciente deve ser avaliado clínica e laboratorialmente, informado dos efeitos colaterais das medicações e manter-se assistido pelo seu médico. O laser de baixa freqüência também tem mostrado bons resultados no tratamento da alopecia androgenética e também pode ser utilizado sob orientação médica

O que vai acontecer com os cabelos transplantados? Eles vão cair? Quando irão crescer? Devo tomar algum cuidado?

A grande maioria dos cabelos transplantados começarão a crescer nos primeiros dias depois da cirurgia. Porém, cairão após algumas semanas, pois os folículos interpretam a cirurgia como uma agressão, induzindo os folículos à fase telogênica ou de queda, voltando a crescer em torno de 3 a 6 meses). Alguns cabelos encravados podem aparecer durante os 6 meses de crescimento e devem ser exteriorizados pela equipe médica. Algumas foliculites (pequenos pontos de pus no couro cabeludo, parecidos com uma “espinha na pele”) podem ocorrer, é normal. Caso ocorra em grau acentuado, o médico deve ser informado para entrar com medicação antibiótica. Alguns cabelos, no início do crescimento, podem crescer com um aspecto um pouco diferente do normal, isso é transitório. A integração completa dos enxertos pode ser evidenciada em torno de 7 meses, em média, quando os cabelos já nasceram e cresceram o suficiente para a avaliação. Em caso de uma segunda sessão, o início do crescimento pode demorar um pouco mais (de 4 a 7 meses, em média).

Quando retiro o curativo? Quando posso trabalhar? E realizar esportes e tomar sol? Qual é o aspecto inicial? Posso lavar os cabelos?

No dia da cirurgia o paciente deve permanecer em repouso. No outro dia o paciente retorna ao consultório, onde terá o curativo retirado e o cabelo lavado pela enfermeira. O Paciente deve ser orientado sobre os cuidados que devem ser tomados com os novos cabelos, principalmente em relação à sua limpeza, que deve ser cuidadosa nos primeiros dias. O couro cabeludo deve ser lavado sem utilização de água muito quente ou sob pressão, banho normal depois da primeira semana. Durante os primeiros dias aparecerão crostas no couro cabeludo, que irão se soltando espontâneamente até o final da segunda semana. Alguns shampoos diminuem este tempo e devem ser receitados pelo seu médico. A utilização de um boné ou lenço também é indicada para a proteção do local inclusive logo após a retirada do curativo. Em média de até 1 semana após a cirurgia o paciente pode apresentar um grau variável de inchaço na testa que progressivamente vai para os olhos e raiz do nariz até desaparecer progressivamente. Podem ocorrer também manchas roxas por causa da cirurgia que perdura em média 1 semana. No primeiro mês é normal a região transplantada ficar avermelhada. O paciente pode retornar à atividade profissional desde que se sinta bem, sem inchaço ou dor (geralmente de 2 a 5 dias após a cirurgia, em média). Atividades físicas leves após 4 a 5 dias e pesadas após a retirada dos pontos (de 7 a 10 dias). Exposição ao sol só é permitida 1 mês após a cirurgia, em média.

Quanto demora a cirurgia? Quando irei para casa? E o curativo? Algum medicamento é receitado?

A cirurgia demora, geralmente, em torno de 5 a 6 horas, com equipes grandes. Mas, em decorrência do preparo, monitorização, curativo e liberação da recuperação anestésica, o paciente se mantém no centro cirúrgico, geralmente, por 7 horas. Estando o paciente totalmente consciente e tendo se alimentado, ele poder receber a alta hospitalar geralmente no mesmo dia que operou, no final do dia. O curativo é imprescindível para o sucesso da cirurgia, pois ele mantém estáveis os folículos em seus leitos proporcionando segurança e conforto ao paciente, e não deve ser retirado em hipótese alguma sem ordem médica. O curativo será retirado no dia seguinte pela equipe médica. São receitados dois medicamentos, um antibiótico, para prevenir infecções na cirurgia capilar e um analgésico, para tratar a dor, caso ocorra. Em casa, o paciente deve permanecer em repouso com alimentação mais leve, e não deve realizar nenhum exercício físico.

O laser pode ser utilizado em transplante de cabelos?

Onde é referido “A utilização de laser no transplante de cabelos” é para realizar o orifício para transplantar o cabelo. Tratando-se de uma fonte de luz (energia condensada) dissipa calor para as laterais do furo e se houverem folículos lateralmente eles serão danificados e às vezes mortos. Este equipamento só se presta às calvícies sem nenhum cabelo e, mesmo nestes casos, onera grandemente os custos não trazendo benefícios.

Como são transplantados os folículos? Como são distribuídos na área doadora? Os enxertos irão machucar os cabelos que já existem?

Os enxertos ou folículos são transplantados com lâminas oftalmológicas, extremamente delicadas e material microcirúrgico. O médico e seu auxiliar iniciam a colocação dos folículos, um a um, na linha pilosa frontal com folículos de 1 fio de cabelo, que propicia naturalidade muito próxima do normal, seguidas de 2, 3 e finalizando com 4 fios aonde desejamos mais volume. A distância que separa os folículos atualmente com a microlâmina oftalmológica é em torno de 1mm (muito próxima da que existe em couros cabeludos normais). A inclinação da colocação dos fios deve ser a mesma dos cabelos restantes ou como o paciente comumente penteia o cabelo. Os cabelos que já existem na área receptora são respeitados. Os folículos são colocados na sua vizinhança paralelamente a eles, por isso o paciente não deve cortar os cabelos antes da cirurgia. Pode sim ocorrer um fenômeno que se chama eflúveo telógeno, pela agressão do couro cabeludo, causando a uma queda temporária dos cabelos que lá já existiam, mas que voltarão com o tempo

Meus folículos podem ser rejeitados pelo meu corpo? Posso receber folículos de um doador? O que é cabelo sintético? Todos os enxertos “pegam”?

Não, por ser do seu próprio organismo não há rejeição. Já folículos de doadores infelizmente não podem ser utilizados, pois causarão rejeição e cairão. Implante de cabelos são fios sintéticos que são implantados no couro cabeludo, com o tempo caem e causa processos inflamatórios no couro cabeludo, hoje não são mais utilizados. São grandes as possibilidades de pega dos enxertos depois do transplantes se feitas por equipes treinadas e com equipamentos adequados.

No microtransplante de cabelos como são separados os folículos pilosos? Quantos fios têm cada enxerto? Quantos enxertos são transplantados em cada sessão?

Separando os folículos
Folículos separados
Depois de retirada, a área doadora é entregue às auxiliares, que separam as unidades foliculo-pilosas, utilizando estereoscópica óptica e transiluminação. A equipe que realiza este procedimento deve ser numerosa, pois diminui o tempo da cirurgia, o enxerto não pode ficar mais de 4 horas fora do corpo humano, senão morre. A separação dos enxertos deve ser realizada com estereoscópica óptica, microscópio que permite visualizar estruturas tridimensionalmente, e transiluminação, pequenas estruturas dos enxertos ficam evidenciadas com este tipo de iluminação permitindo uma separação mais precisa dos folículos. Os folículos são separados respeitando a anatomia das unidades folículo-pilosas, separando as unidades com 1, 2 , 3 e 4 fios, como a natureza já as criou (olhe no seu braço: há pelos únicos, mas há também conjunto de 2 a 4 fios), se os separarmos, iremos danificá-los. Estes enxertos são armazenados sob refrigeração numa solução de soro fisiológico e plasma do próprio paciente. Há uma grande variação de quantos enxertos são produzidos com uma área de 24 por 1,7 cm. Em média 2000 enxertos e de 4.000 a 8.000 fios de cabelos estimadamente. Estes valores podem variar em decorrência das características do couro cabeludo e cabelo de cada paciente. 

Como será o desenho da linha pilosa frontal?

Cada diferente tipo de rosto tem um desenho de linha pilosa frontal diferente (figura 2). A cirurgia de transplante de cabelos deve imitar a natureza, portanto a linha pilosa frontal deve:
Desenhando a linha pilosa frontal
  • Ser levemente assimétrica, nenhum ser humano tem o rosto totalmente simétrico.
  • Em linha quebrada, levemente sinuosa, desenhos de linha pilosa frontal reta levam a aspectos artificiais.
  • Respeitar as características sexuais da linha pilosa, que são diferentes no sexo masculino e no feminino. É prudente não cobrir totalmente as entradas em homens e lembrar que conforme o indivíduo envelhece esta entrada aumenta. Na mulher estas características não são tão importantes.
  • Respeitar o ângulo dos cabelos que já existem no couro cabeludo, transplantando os novos cabelos no mesmo ângulo.
  • Em caso de reconstrução de alopecias traumáticas o desenho de sobrancelhas, bigode e costeletas devem ser bem planejados.

    Aonde será transplantado cabelos no microtransplante de cabelos? Quantas sessões vou precisar? Quantas sessões podem ser realizadas?

    Área a ser transplantada
    Durante a consulta deve ser discutida e programada a linha pilosa frontal e onde serão transplantados os cabelos, devendo haver um consenso em relação ao desejo do paciente e o limite técnico da cirurgia de transplante de cabelos. Deve ficar claro que, quanto maior a área a ser transplantada, área calva, menor será a densidade de cabelo obtida e também maior o número de procedimentos necessários. O paciente também deve discutir com o médico a região que quer transplantar em cada sessão necessária, na coroa, na região frontal ou em ambas. Deve ficar claro que o microtransplante de cabelos é a retirada de cabelos da área doadora e a distribuição destes cabelos em uma área receptora, geralmente maior, que a doadora. Portanto é obvio que o volume e densidade de cabelo obtido será menor que o da área doadora. Este volume é diretamente proporcional à área que queremos cobrir, ou seja, pequenas calvícies tendem a ter um volume melhor com 1 procedimento do que grandes calvícies, que geralmente necessitam de mais de 1 procedimento. Assim, quanto mais sessões realizar maior será a densidade de cabelo obtida. Podem ser realizadas novas sessões desde que haja área doadora suficiente. Porém, deve-se respeitar o tempo entre as sessões de 8 meses a 1 ano pelo menos.

    Da onde são retirados os cabelos que irão ser transplantados? Tem pontos? Fica cicatriz na área doadora?

    Área doadora sendo marcada
    Área doadora já retirada
    Com o paciente de bruços, somente a área doadora a ser retirada tem o cabelo cortado. Esta área doadora é na região occipital do couro cabeludo (figura 1), na nuca do paciente, geralmente deve ter em média 21 por 1,7 cm. A tira de couro cabeludo é marcada com caneta. A região é anestesiada e retirada, logo após a região e fechada com pontos que serão retirados em média de 10 dias. Por ser fina e comprida propicia um bom número de folículos permitindo fechar a área doadora sem tensão, o que melhora o aspecto da cicatriz. Outro cuidado que pode ser tomado é a retirada de uma pequena parte da pele de uma das bordas da cicatriz, o que sepulta alguns folículos, que irão nascer no meio da cicatriz melhorando o aspecto desta, isto é chamado método tricofítico. Novos transplantes serão realizados neste mesmo local. Quanto maior número de sessões, maior será a chance de a cicatriz ficar mais visível. A cicatriz sempre fica, quando os cabelos crescerem, irão cobrir esta cicatriz. Porém, se o paciente raspar o cabelo, ela aparecerá.

    O que é o transplante de cabelos? Ele inibe a alopecia androgenética?

    É a retirada de cabelos do couro cabeludo, de uma região que não tem calvície e que não vai ter no futuro, que é a região occipital ou nuca. Separação dos cabelos, ou melhor, dos folículos pilosos ou conjunto deles, da forma mais delicada possível. Transplante dos folículos pilosos separados um a um ou em conjunto na área que não tem cabelo. O transplante de cabelos somente repõe o cabelo perdido, porém, não impede que a alopecia androgenética progrida.

    O que são fatores de crescimento plaquetário, plasma rico em plaquetas e plasma? Pode ser utilizado no microtransplante de cabelos?

    Estudos recentes mostram que as plaquetas sanguíneas são responsáveis pela produção de importantes substancias da cicatrização de tecidos humanos. Chamadas de fatores de crescimentos plaquetários, inicialmente utilizados em enxertos ósseos, estas substancias vem sendo utilizados em transplante de cabelos. O procedimento do transplante de cabelos é o mesmo, o que muda no procedimento é o banho de fatores de crescimento plaquetário que é dado em todos os folículos pilosos e famílias foliculares antes de serem transplantados. Estes fatores de crescimentos plaquetários são retirados do próprio sangue do paciente que é processado, utilizando equipamentos e substancias químicas, que separarão os fatores de crescimento plaquetários para serem utilizados pelo cirurgião. Portanto é necessária a retirada de uma pequena quantidade de sangue do paciente para a produção desta substancia. Estudos realizados em transplante de cabelos com fatores de crescimento plaquetários mostram um ganho de 13 a 20%, em média, a mais de integração dos folículos e famílias foliculares transplantadas, ou seja, 13 a 20 mais fios de cabelos, em média, por transplante de cabelos. Outra substancia resultante do processo do sangue é o plasma que utilizamos para a manutenção dos folículos e famílias foliculares durante a cirurgia aumentando a viabilidade destes durante a cirurgia. 

    Aonde é realizado o microtransplante de cabelos? Que tipo de anestesia é utilizado? Dói?

    O procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar. A equipe deve ser grande, composta por profissionais capacitados, inclusive anestesista responsável em garantir a segurança do procedimento anestésico e a ausência de dor ao paciente. No quarto novamente deve ser conversado com o paciente sobre a linha pilosa frontal e a área a ser transplantada. Deve ser desenhada a área de couro cabeludo (área doadora) a ser retirado. Somente nesta região o cabelo é cortado. O anestesista terá uma breve conversa com o paciente perguntando novamente sobre sua saúde. O paciente recebe a sedação e vai dormindo para o centro cirúrgico. Durante a cirurgia o paciente dorme e também sai dormindo do centro cirúrgico. É utilizada anestesia local e sedação. A dor é variável, alguns sentem e outros não, tanto na região doadora como na receptora. Por esse motivo é receitado no pós-operatório analgésico para controle da dor.

    O que é necessário para realizar o microtransplante de cabelos? Tenho que realizar exames? Há riscos?

    Inicialmente há necessidade de uma consulta médica, que deve esclarecer a causa de sua calvície e a orientação em relação ao procedimento. Todos os passos devem ser minuciosamente explicados ao paciente, inclusive os cuidados pré e pós-operatórios. Por se tratar de um procedimento cirúrgico, o indivíduo deve realizar exame físico e laboratorial, descartando qualquer patologia ou tratando previamente as que possam existir. Riscos existem, como em qualquer procedimento cirúrgico. Por isso a necessidade da avaliação clínica e laboratorial prévia e realização do procedimento em ambiente hospitalar com anestesista.

    Para quem é indicado o microtransplante de cabelos? Mulher pode realizá-lo? Em que idade pode ser realizado?

    O transplante de cabelos é indicado em casos de alopecia androgenética (calvície hereditária) e alopecias cicatriciais (qualquer local aonde havia pêlos ou cabelos, couro cabeludo, sombrancelhas, bigode, barba, pêlos pubianos, etc.. cujos cabelos ou pelos cairam definitivamente). Pode ser realizado em homens e mulheres. A idade em que pode ser realizado é variada. Casos de alopecia androgenética iniciais devem ser tratadas clinicamente deixando a cirurgia para quando a alopecia progredir. Em caso de alopecias cicatriciais mesmo pacientes muitos jovens podem ser operados.

    Como cresce o cabelo? O que é ciclo em mosaico? Ele morre? Quanto cresce?

    É normal caírem diariamente, em torno de 75 a 130 fios de cabelos por dia. Geralmente a queda aumenta no verão e em algumas fases da vida. Isto ocorre devido ao cabelo apresentar um ciclo de vida chamado “em mosaico”(figura 5). De todos os 120.000 fios de cabelos de uma pessoa, 85% estão na fase de anáfase ou de crescimento dos cabelos (5 a 7 anos); 15 % estão na fase de descanso ou catáfase (algumas semanas) e 5 % dos cabelos estão caindo ou na fase de telófase (3 a 6 meses). Como o crescimento é em mosaico, nós não chegamos a perceber estas fases, pois cada folículo ou família folicular do couro cabeludo pode estar em fases diferentes num momento. Um ser humano normal que não tem calvície, durante a sua vida tem de 20 a 30 ciclos de vida dos cabelos e, se não os cortar, o seu comprimento do cabelo não ultrapassa a cintura. O cabelo cresce em média 2 cm por mês. Os pêlos do bigode e da barba crescem em menor velocidade, seguidos do restante do corpo, axilas, púbis sobrancelha e dos cílios, que demoram 3 anos para crescer.

    O que é folículo piloso? Quantos folículos temos? Como ele é?

    O ser humano tem em torno de 5 milhões de folículos (figura4) por todo o corpo, 120.000 deles no couro cabeludo. O folículo piloso ou unidade folicular é uma estrutura complexa composta por 1 fio de pêlo ou cabelo, com seu respectivo bulbo, glândula sebácea e sudorípara, músculo piro-eretor e outros órgãos não menos importantes. O folículo pode se apresentar em número de um, minoria ou em conjuntos de 2 a 5 foliculos, as famílias foliculares. Para ver estes folículos e as famílias foliculares basta olhar para os pêlos do seu braço e notar que de alguns saem 1 pêlo, de outros 2 ou 3 e, mais raramente, 4 ou 5 pêlos. Estes folículos são a fábrica de cabelo, são deles que nascem o fio de cabelo ou pêlo, estruturas sem vida e que perduram durante séculos.

    Quais são os tipos de pêlos? Por que são diferentes? O que muda a sua cor?

    O ser humano apresenta vários tipos de pelos ou cabelos. Variam em relação à região do corpo e idade. No bebe encontramos um pelo muito fino, chamado de velo, temporário. Com o crescimento aparecem vários tipos de pelos e cabelos pelo corpo, os cabelos, os cílios, as sombrancelhas, o bigode, a barba os pelos das axilas, região pubiana e no resto do corpo. Cada um destes tem característica e velocidade de crescimento diferentes. Os pelos e os cabelos variam de espessura, geralmente, os mais escuros são mais grossos (observados em orientais), e os mais claros mais finos (em povos anglo-saxônicos). Os cabelos lisos são tubulares ou encaracolados são mais achatados. Conforme envelhecemos podemos ter um afinamento dos cabelos, isto é normal. A melanina é responsável pela coloração dos cabelos nos seres humanos. A eumelanina é responsável pela coloração escura dos cabelos e a feomelanina pela coloração avermelhada dos cabelos. A presença ou ausência destes pigmentos e a mistura deles são responsáveis pela grande gama de colorações de cabelos que existem, salvo os albinos que têm o cabelo amarelado por não apresentarem nenhum tipo de melanina. Cananície é o embranquecimento dos cabelos, observada principalmente em indivíduos idosos, ocorre pela diminuição das melaninas no fio de cabelo, podendo ocorrer também em casos de stress.

    Qual é a função do cabelo no ser humano? Qual é a sua composição ? Qual é a sua anatomia?

    Os cabelos (um tipo de pêlo) no ser humano têm a função de proteção do frio e radiação solar. Indivíduos calvos apresentam incidência maior de câncer de pele no couro cabeludo. Além disso, é importantíssimo para a estética e sexualidade humana e também na diferenciação pessoal, dadas as colorações, cortes e penteados que permite. O cabelo é o artigo que mais gera publicidade no mundo. Sua composição é basicamente protéica, duas cadeias paralelas de proteínas ligadas por várias pontes de enxofre e hidrogênio, que giram sobre si como uma escada de cordas torcida. Na sua composição há minerais, é uma estrutura morta, mas muito resistente. A parte mais externa do cabelo, região cuticular, influenciam na sua aparência, um cabelo bem tratado tem as cutículas fechadas, o que o torna mais vistoso mais difícil de embaraçar (condicionadores de cabelos fecham estas as cutículas).

    domingo, 3 de outubro de 2010

    Calvície gereleira em Hebráico

    Calvície em hebraico é “Qereha” “ה ר ק" sinônimo do gelo, a geleira” . Calvície simboliza o desnudamento total, o mar de gelo, encontrado por Dante na visita ao inferno, sem nenhuma vegetação.
    Cabelo em hebraico é “Sear” “שער", designa o pelo, o cabelo é o “príncipe” o “principio” “ ר ש “ implantado na “fonte” ע do ser. Já Seara (origem pré-romana), tem os seguintes significados :1. Cereais semeados e já nascidos; 2. Campo que tem cereais semeados; 3. Pequena porção de terra cultivada; 4. Conjunto de pessoas que tendem a um fim útil ou benéfico

    Entrevista sobre calvície TV Rede Mais

    Entrevista Rede mais com Dárcio Arruda sobre calvície.

    Entrevista sobre calvície TV aparecida

    Entrevista Sabor de Vida na TV Aparecida, sobre calvície

    REGAINE, minoxidil, resolve mesmo???????

    O Minoxidil, droga vaso-dilatadora periférica, inicialmente utilizada como anti-hipertensivo (Lonitem) atualmente é uma das principais drogas utilizadas na alopecia androgenética e no estímulo do crescimento do eflúvio telogênico. É uma droga vasodilatadora que age nos vasos do couro cabeludo aumentando a irrigação local, conseqüentemente dos folículos pilosos. Pode ser utilizados em homens e mulheres numa concentração de 2 a 5%, duas vezes ao dia, em solução alcoólica ou foam (espuma). Seus efeitos colaterais são observados a nível do sistema cardiovascular, principalmente alteração de pressão arterial. A ação da droga ocorre somente durante a sua utilização. A ação é principalmente na região parietal do couro cabeludo ou coroa, estabilizando a calvície, postergando sua evolução e estimulando cabelos que estão enfraquecidos ou finos (os velos), a se transformarem em cabelos mais grossos, em alopecias em estágio inicial.

    sábado, 2 de outubro de 2010

    O Sol e o couro cabeludo

    Uma das funções do cabelo é proteção do couro cabeludo contra os raios ultravioleta do Sol, causadores de doenças de pele, entre elas câncer de pele. Infelizmente com os calvos têm maior exposição a esta radiação que os cabeludos, aumentando a incidência de doenças de pele do seu couro cabeludo. É importante, nestes casos, a utilização de filtros ou mesmo bloqueadores solar na região.

    Uma novidade em relação ao Minoxidil.

    O Minoxidil, importante medicação para o tratamento de calvície, agora tem uma nova apresentação. O Foam minoxidil é uma espuma que tem o mesmo efeito do minoxidil alcoólico sem o inconveniente do ressecamento dos cabelos após sua utilização.

    Um aprimoramento no transplante de cabelos

    O “slevering”, o procedimento que subdivide a fita de couro cabeludo retirado da área doadora sob estereoscópica dos folículos e familiares foliculares no transplante de cabelos. Apesar de técnica ser mais complexa e demorada, é indiscutível que aprimorou o Transplante de Cabelos.Veja com é feito o slevering

    Há como diminuir o inchaço depois do transplante de cabelos?

    A pesar de incomodo o inchaço após a cirurgia do transplante de cabelos é normal. E só você lembrar o que aconteceu quando se machucou alguma vez, provavelmente a região inchou um pouco, isto é uma das formas do organismo aumentar o aporte local de substancias importante para a cicatrização. O inchaço ou edema não ocorre em todos os pacientes após a cirurgia e a intensidade dele e muito variável em cada paciente. Para diminuí-lo é utilizado durante a cirurgia e se necessário após a mesma antiinflamatório e corticóides medicações eficientes neste caso. Pode ser realizado compressas de água fria na região da testa após a cirurgia e tambem drenagem linfática após a cirurgia é muito eficiente para diminuir o inchaço após a cirurgia mais rapidamente.

    Reconstrução de couro cabeludo.





    É cada vez maior a procura de reconstrução de couro cabeludo, bigode, sobrancelhas e outras regiões do corpo que tem pelo, inclusive região pubiana pacientes.  O transplante de cabelos e muito utilizado em cicatrizes ou alopecias cicatriciais de pequeno e médio tamanho. No caso de grandes perdas de couro cabeludo geralmente é indicado a expansão de couro cabeludo, ou seja, uma bolha de silicone colocada numa região com cabelos  próximo da cicatriz que ao ser insuflada com água ira fazer a região com cabelos multiplicar de tamanho, depois de algum tempo esta bolha é retirada e então a área calva é coberta novamente com couro cabeludo com cabelos, ai então se necessário o transplante de cabelos pode ser realizado para um acabamento final. Para saber mais clique aqui

    Gripe suína e cirurgia plástica.

    É indiscutível a repercussão causada pela a gripe H1N1(gripe suína) a nível mundial. Provavelmente você deve ter se questionado se é seguro realizar um procedimento cirúrgico neste momento! Sim, pode ser realizado sem nenhum risco para o paciente, desde que certos cuidados sejam tomados. O paciente deve informar o medico de qualquer sinal sugestivo de gripe antes da cirurgia, o paciente deve ser examinado a procura de qualquer sinal de doença, alem disto os exames pré operatórios devem sempre ser realizados antes de qualquer procedimento cirúrgico. Se tudo estiver normal a cirurgia pode ser realizada sem nenhum risco.Para saber mais clique aqui

    Novas medicações no tratamento da calvície.

    Se atualmente, os cabelos é o artigo que mais investe em publicidade no mundo, imagine o quanto se investe em pesquisas para a cura da calvície. Infelizmente muito pouco ou quase nada se descobriu em relação a drogas eficientes na calvície androgenetica, salvo o minoxidil e a finasterida nos últimos anos. Existem muitas medicações em pesquisa no momento mas cientificamente muito pouco comprovado, o que impossibilita a sua prescrição, apesar de muitas medicações serem utilizadas empiricamente.  Medicações que aumentam e diminuim a velocidade do crescimento do cabelo estão começando a ser utilizadas. Para saber mais clique aqui

    Química nos cabelos leva a calvície?

    Qualquer tipo de química que altere a composição ou forma do cabelo pode  dependendo da intensidade ou  freqüência pode  levar a uma quebra mecânica dos fios de cabelos, mas basta interromper o processo que os cabelos voltam ao normal. Se a intensidade da química ou a freqüência for muito intensa pode acometer o couro cabeludo neste caso o folículo piloso pode ser danificado e levar a alopecia cicatricial, ou definitiva. Portanto procure bons profissionais e produtos de confiança.

    Má alimentação causa calvície?

    Graus variados de desnutrição podem levar a alopecia transitórias, alopecias androgeneticas, ou ate mesmos a cabelos mais fracos quebradiços que tem mais predisposição a cair. Basta corrigir a desnutrição que tudo volta ao normal.

    Qual o papel da genética na calvície?

    Uma das vilãs da alopecia androgenetica, pois a produção de dihidrotestoterona é aumentada em que tem predisposição genética para a calvície, pois o individuo produz mais cinco alfa redutase, esta leva a um processo de minuaturizaçao dos folículos da região superior e frontal do couro cabeludo ate a sua involução, ou seja a alopecia androgenetica.

    O stress causa calvície?

    Pode levar a eflúvios telogenicos, pois o stress pode causar um dano a saúde levando a uma perda transitória do cabelo, chamado de eflúvio telogenico, de 3 a 6 meses se o stress for controlado os cabelos voltarão

    O sol causa calvície?



    Desde que não que queime o couro cabeludo, o sol não leva a calvicie. O grande problema do sol no couro cabeludo de calvos e que o cabelo é uma proteção contra a radiação ultravioleta e sem eles o individuo este mais propensso a câncer de pele no local e queimaduras de varias intensidade, portanto não devemos de utilizar os bloqueadores e protetores solares no couro cabeludo.

    É possível evitar uma calvície?

    Depende da causa da calvície. Se for uma calvície temporária, eflúvio telogenico que são os agravos a saúde que fazem cair cabelos temporariamente, somente a estabilização do organismo já fará os cabelos voltarem, por exemplo quimioterapia, gravidez, doenças, emagrecimento, febre, etc.... Se o causa da calvície for cicatricial( cicatrizes em couro cabeludo) o único tratamento é cirúrgico. E se for uma alopecia androgenetica, podemos por meio de tratamento clinico amenizar os efeitos da calvicie prolongando o tempo do paciente ficar com seus cabelos, apesar que um dia esta alopecia androgentica evoluira, deve ficar claro que alopecia androgenetica não doença e sim uma característica sexual secundaria. Ë importante que muitas vezes não temos como evitar mas o transplante de cabelos pode ser realizado tanto em alopecias androgeneticas com cicatriciais, tratando definitivamente as duas causas.

    O uso freqüente do boné prejudica?

    O uso freqüente de boné não causa lesão ao folículo piloso ou ao couro cabeludo desde que não aperte o couro cabeludo, pois caso isto ocorra levara a falta de irrigação no couro cabeludo podendo causar alopecia cicatricial, ou seja, que tem perda definitiva dos cabelos. Devemos comparar o cabelo a uma plante que tem raiz e folhagem, se o boné traumatizar os cabelos eles podem cair por causa de trauma mecânico, sua raiz esta integra, porem o aspecto final será de diminuição de volume de cabelos, portanto devemos também ter cuidado de utilizarmos bonés confortáveis. É importante também a limpeza deste utensílio, do contrario a sujeira pode levar a proliferações de agentes patogênicos como  micoses e outras patologias de couro cabeludo, que podem causar queda de cabelo. 

    sexta-feira, 1 de outubro de 2010

    Existe uma idade certa para realizar o microtransplante de cabelos?


    Normalmente um transplante de cabelos é realizado em pacientes adultos, pois a alopecia androgenética inicia somente após a puberdade, e em seus graus iniciais o tratamento é clinico. Se observarmos que a alopecia androgenética é muito agressiva ai sim podemos indicar o transplante de cabelos mesmos em pacientes mais jovens. No caso de alopecias cicatriciais, as cicatrizes em couro cabeludo, o transplante de cabelos pode ser realizados mesmo em uma criança, geralmente após os 8 anos (final do crescimento do crânio) desde que a calvície esteja levando a criança a desconforto psicosocial. Em ambos os casos a vontade do paciente é a maior indicação do procedimento seja para melhorar auto-estima ou corrigir um defeito que o paciente não aceita.

    Microtransplante folicular total

    A utilização de microlaminas customizadas, laminas que permitem orifícios muito pequenos, de ate 0,5 mm, aprimorou a técnica do transplante de cabelos. Para se ter idéia, antigamente, as lamina utilizadas na região da linha frontal estão sendo utilizadas na região da coroa do couro cabeludo. Esta modificação da técnica fez com que o tempo cirúrgico aumente um pouco em relação aos procedimentos antigos e obriga o cirurgião e seu auxiliar a utilizar lupas especiais, pois do contrario não conseguem realizar a cirurgia. Apesar de aumentar o tempo e ser mais difícil, a técnica tem vários benefícios descritos abaixo:


    1. Com as incisões são menores as cicatrizes também são menores, maior naturalidade
    2. Com as incisões menores há possibilidade de realizar mais incisões num mesmo espaço de couro cabeludo, ou seja, maior volume.
    3. Com as incisões menores, obrigatoriamente a separação dos folículos e unidades foliculares deve ser mais exigente. Isto significa lapidar mais os enxertos e estes ter o menor número de fios por enxerto, do contrario eles não iram caber nos orifícios.
    4. Com enxertos mais lapidados, as crostas no couro cabeludo diminuem muito.
    5. Tudo o descrito acima propicia realizações de sessões com maior numero de enxertos, as chamadas mega ou giga sessões.
    6. Menores incisões, menores enxertos significam uma técnica mais delicada, que na grande maioria das vezes nem há necessidade da utilização de curativo logo após a cirurgia.

      sem.cabelo.com

      Olá este é o blog do sem.cabelo.com, tudo a respeito de cabelos e calvície postados na pagina do facebook
      sem.cabelo.com ,  ou no newsletter da Clínica Sandro Salanitri www.sandro.com.br,
       voce encotrara aqui, leia procure o que voce quiser a respeito de cabelos e calvicie